sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O duelo e o frango indiano

Apesar da  demora em postar de novo, ainda não foi dessa vez que abandonei meu blog. Os últimos dias foram bastante corridos e percebi que vai ser humanamente impossível fazer as receitas durante a semana Sendo assim, os próximos pratos serão feitos todos aos finais de semana, pra alegria da minha mãe (ou não), mesmo porque eu também lavo a louça (é, eu não me livrei dela!).
O lado bom de eu ter começado a me aventurar na cozinha é que acabei, por tabela, aguçando o espírito competitivo da Dona Marina. Ela, como ex-atleta profissional, sentiu seu posto de dona de casa dominadora ligeiramente abalada pelo meu potencial empreendedor, e resolveu mexer seus pauzinhos. O fato é que Dona Marinalva, no dia seguinte ao meu peixinho, invadiu a cozinha sem me falar nada e preparou um peixe que, obviamente, deixou o meu no chinelo - ela não sabe brincar! Um Saint Peter também com um creme maravilhoso de alho poró, arroz e puré de batata com mandioquinha, tudo bem tempradinho como não poderia deixar de ser algo vindo dela... Enfim, preciso confessar que me senti ligeiramente humilhada. Mas não parei por aí, e foi nisso que este duelo não-anunciado teve seu início!
Na sexta-feira pós-receita da mamãe que arrasou meu peixinho, eu e meu querido namorado, vulgo Lindão, passamos no Pão de Açúcar pra comprar algo comestível antes de viajarmos. A idéia inicial era fazer algo rápido e simples, mas após aquele dia de humilhação interna, eu precisava provar p/ mim mesma que não deixaria aquele Saint Peter da minha mãe me fazer desistir da culinária. Compramos peito de frango cortado em cubinhos, curry, leite de côco, pimentões de 3 cores (deu pra perceber que gosto muito de pimentão?), pimenta do reino e batatas (p/ fazer sauté), e inventei um tal frango indiano à minha moda. Surgiu assim, meu segundo prato, ainda que não tivesse sido planejado.
Bom, a receita deste frango é bastante simples e rápida de se preparar, porém como já era de se esperar eu acabei me esquecendo de 2 ingredientes importantes: gengibre e creme de leite. Mas, no final, até que o resultado foi surpreendentemente bom!

Frango indiano com curry e pimentões
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 30 minutos

- 400g de peito de frango em cubos
- 1 garrafinha de leite de côco
- 3 pimentões coloridos
- meia lata de creme de leite
- curry, gengibre e pimenta do reino

Comece temperando os cubos de peito de frango com sal, alho e pimenta do reino; refogue cebola no azeite e depois acrescente o frango temperado e deixe dourar. Quando o frango já estiver bem douradinho, acrescente o leite de côco, os pimentões picados em cubinhos, o curry e o gengibre (ralado bem fininho) e mexa por aprox. 15 minutos. Acrescente o creme de leite e mexa por mais alguns minutos, sem deixar ferver. Quando o caldo estiver cremoso, o frango estará pronto p/ servir.
Para acompanhar, fiz a batata sauté, que é feita basicamente com muuuuuuuuuuuita margarina, cortadas em fatias grossas, com bastante cebolinha e salsinha, e leva cerca de meia-hora pra ficar no ponto!
Bom... também não estava com a máquina pra fotografar o passo-a-passo e o resultado final, mas apesar do improviso do prato sem 2 ingredientes bastante importantes, o frango ficou uma delícia e agora acho que finalmente meu namorado acredita que eu siba cozinhar algo além de miojo e batata recheada no microondas! Último comentário p/minhas 2 primeiras receitas: já vi que dificilmente conseguirei preparar qualquer prato light =P

Um comentário: