quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

O resultado!

Com um dia de atraso, começo meu segundo post do ano! Acho que nunca conseguirei cumprir minhas promessas totalmente à risca e pontualmente, hehehe...
Saí do trabalho na terça-feira e passei no mercado p/ fazer as compras, porém como alguns dos ingredientes originais estavam em falta, tive que fazer duas adaptações (o que tornou o peixe um pouquiiinho mais calórico do que teria sido na receita original): troquei o alho poró por pimentões e a abobrinha por mandioquinha.
Tudo comprado, corri para casa e minha mãe abriu a porta com cara de interrogação ("Pra quê isso tudo?"). O complicado da Dona Marina é que, além de tudo, ela é extremamente ciumenta e possessiva com sua cozinha maravilhosa. O negócio foi convencê-la de que o fato de eu aprender a cozinhar só traria benefícios à casa, afinal de contas, quem é que vai cozinhar p/ o pobre do Fernando, meu irmãozinho de 21 anos, quando ela eventualmente não estiver em SP? Bom, ela concordou meio que a contra-gosto em entregar sua pobre cozinha aos meus cuidados e tenho certeza que ficou rezando ininterruptamente durante 1 hora pra que eu não deixasse nada queimar, não cortasse meu próprio dedo fora e nem derrubasse a travessa de vidro no chão com todo o peixe p/ delírio dos cães.

Seguindo a sugestão da Lu, resolvi classificar a receita de acordo com o nível de dificuldade e tempo de preparo!
Segue agora, portanto, a receita do meu primeiro prato, lembrando que as quantidades abaixo são p/ servir 4 pessoas:

Filé de Saint Peter ao forno com pimentões e puré de mandioquinha

Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: aprox. 1 hora

Para o peixe:

- meio kg de filé de Saint Peter
- 3 pimentões coloridos (amarelo, verde e vermelho)
- 2 cebolas médias
- alho
- sal a gosto
- 1/2 copo de vinho branco
- pimenta do reino em pó (usei a branca, mas isto fica a critério de cada um)
- salsinha
- cebolinha
- azeite
- limão (só um pouquinho p/ não enrijecer a carne)

P/ o purê de mandioquinha:

- 300g de mandioquinha
- 2 colheres de margarina
- sal a gosto
- pimenta do reino em pó
- 2 colheres (sopa) de requeijão
- 1 copo de leite

-----------------------------------------------------

Antes de tudo, em uma travessa grande,  coloque o vinho branco, a pimenta, o azeite, as ervas e o sal, misture tudo e acrescente os filés. Por último esprema o suco de meio-limão - deixe tudo marinando por aproximadamente 20 minutos. Enquanto isso, fatie os pimentões em rodelas, bem como as duas cebolas, e coloque-os num pirex grande de vidro untado com azeite. Temperar os legumes com um pouquinho de sal também é uma boa p/ pegar um pouco mais de sabor. Feito isto, é só acrescentar os filés marinados em cima dos legumes e levar ao forno por cerca de 40 minutos. PRONTO!

Observações: para que os filés não ressecassem muito, coloquei um pouco de azeite em cima dos filés após uns 15 minutos de forno!


CONCLUSÕES:

- Por mais simples que pareça a receita, tive um bocado de trabalho na execução como cozinheira estreiante. Tudo é muito bonito, rápido e fácil no programa do Jamie Oliver, porém com toda a minha habilidade de principiante, minhas dúvidas em relação à quantidade de sal e pimenta, tempo de cozimento, além dos dois cockers famintos chorando na porta da cozinha, o processo todo fica um pouco mais complicado e lento! Ainda assim, como estou metidinha, resolvi classificar a receita como fácil!
- Fazer este peixe no forno deixa tudo um pouco mais calórico, pois a quantidade de azeite que você acaba utilizando é muito maior do que se você fizesse-a numa panela comum, o que também é possível.
- No final das contas o peixe ficou delicioso! Dona Marinalva ficou orgulhosa da filha, tanto que disse que serei  nomeada a nova chefe oficial da casa - tudo bem, ela é coruja demais e tenho que dar um desconto;
- A troca dos purés também, no fim das contas, valeu a pena - puré de mandioquinha é simplesmente maravilhoso, por algumas calorias a mais (hehehe);
- Tudo o que engorda é mais gostoso que comida de gente magrinha!

That´s all, folks!


Obs.:Não foi possível fotografar o prato pronto, pois a bateria da minha máquina acabou

3 comentários:

  1. Yummy!
    Deve ter ficado muito bom! =)
    E olha que eu nem gosto de peixe, como vc sabe...
    Continue o bom trabalho, tire fotos e mude o canavial.

    =*

    ResponderExcluir
  2. Ahhhh, Aninha!
    Se mesmo com os dois cockers famintos vc ja foi nomeada a chef oficial, nao tem amis jeito nao!!! ;)

    ResponderExcluir