terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Mudanças 2012

É bem verdade que o início de um ano novinho em folha estimula a gente a começar coisas novas, ou retomar algo que deixamos pelo meio do percurso no ano que se passou. Foi sobre este assunto que escrevi pela última vez no bloguinho e é falando disto também que eu gostaria de dar início ao primeiro post de 2012 - após um ano no ostracismo absoluto - que fiasco!!
Na sexta-feira passada, 30 de dezembro, recebi um e-mail de um colega de trabalho com um texto interessante, supostamente de autoria de Carlos Drummond de Andrade. Esse texto dizia que a divisão do tempo em anos foi uma das grandes criações humanas, pois é exatamente este suposto  "término" de um ciclo e início de um próximo, totalmente novo e "em branco", que nos dá ânimo de iniciar novos projetos; que nos impulsiona a fazer promessas com um prazo fixo p/ serem cumpridas(a maioria delas, 31/12), resumindo: que nos move. É isso também que cria em todos uma falsa sensação de alívio por mais um ciclo encerrado e nos dá fôlego para corrermos atrás de tudo o que não conseguimos realizar no ano que se encerrou.
Pensando nisso, eu e minha querida amiga Carolina Fernandes resolvemos criar uma Wishlist 2012, de forma que nossas "metas" do ano se tornem mais "palpáveis" e não fiquem pelo caminho, como acontece com a maioria das promessas. Não convém citar aqui todos os meus desejos p/ este ano, até porque a lista é bastante longa e não tão interessante pra quem ler este post, porém vale mencionar um dos ítens dessa listinha: retomar o meu querido blog - só que com uma ressalva: desta vez, escrevendo especificamente sobre culinária (eventualmente farei alguns comentários bobos do meu dia-a-dia também, o que é invevitável...)!

A idéia de aprender a cozinhar surgiu após lavar muita louça durante o fim de semana do Reveillon, uma vez que o dirty job sempre sobra para aqueles que, como eu,  não cozinham nada muito além de ovo frito, puré de batata, pipoca de microondas e um arroz basicão. 

Eu, como filha e neta de cozinheiras de mão-cheia, confesso aqui minha vergonha e insatisfação por não ter herdado esse dom de família; porém, quem sabe com a prática, a coisa não começa a se desenvolver de forma surpreendente? Bom... A idéia inicial é escrever apenas receitas LIGHT, de forma a reduzir um pouco do prejuízo causado pela comilança de fim de ano e, além disso, não pretendo copiar receitas de livros, revistas ou sites da internet , mas apenas pegar algumas dicas e, se possível, criar minhas próprias receitas (medo)!
E agora, indo direto ao assunto: como pessoa indecisa que sou, é óbvio que ainda não sei qual será a receita da semana, que vai inaugurar a nova fase do Blog da Caninha. Só sei que será algo com peixe e bastante legumes... Pensei num Saint Peter ao molho de ervas e alho poró, acompanhado de um purê de abobrinha! Veremos se até o fim da tarde eu mantenho este menu...
Bom, por ora é isto. Termino este post pensando na reação da minha mãe quando eu entrar em casa à noite,  cheia de sacolas do supermercado, dizendo que decidi cozinhar. Com certeza ela vai pensar que eu não estou muito bem da cabeça (por mais "mãezona" que a Dona Marina seja, eu duvido que ela acredite no meu potencial como mestre-cuca), mas isto é papo para o post de amanhã: o resultado da primeira receita e as reações de Dona Marina.

4 comentários:

  1. Aninha!
    fiquei com um pouco de peso na consciencia pela excesso de louca lavada por vc! Mas estou feliz e dou o maior apoio para a sua decisao!
    Beijocas
    MariBu

    ResponderExcluir
  2. Ahhh, Mari!! Não foi tanto assim, eu só quis dizer que quem não cozinha, sempre acaba ficando com a parte da louça, o que é natural! E já faz um tempo mesmo que tô querendo aprender a cozinhar! Vcs fizeram cada coisa gostosa nesse reveillon, hmmmmm!! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Aninha!!!!!
    ADOREI a empreitada!!!!!
    Tenho que admitir que, não por opção, estou aprendendo a cozinhar...é uma necessidade mesmo!! E espero poder ter muitas dicas por aqui!!!!
    E posso já ser intrometida e fazer uma sugestão??! Uma coisa que me ajuda muito quando vou olhar uma receita é saber mais ou menos o tempo de preparo e a dificuldade!!! Só uma sugestão para ajudar pessoas perdidas como eu!!!!
    Beijos e muito sucesso!!!!

    ResponderExcluir
  4. Anaaaa, tem uma louça aqui em casa, me ajuda?

    hahaha, então manda logo essa receita aí que to com fome
    bj

    ResponderExcluir